Dia 16 de OUTUBRO (Sábado AGORA) vai acontecer o Sarau "O que dizem os Umbigos".
O Homenageado da noite será o escritor ARIANO SUASSUNA, autor do clássico brasileiro " O Auto da Compadecida"
Venha e traga qualquer tipo de manifestação artística, o espaço é LIVRE!!
Horário: das 18 às 21hs. Local: Casa de Cultura Itaim Paulista. R. Barão de Alagoas nº340 - em frente a praça Lions Club, paralela à Av Marechal Tito. Entrada Gratuita
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
SARAU O QUE DIZEM OS UMBIGOS – 1 ANO DE LUTA
PROGRAMAÇÃO
Apresentações artísticas (aberta à todos, tempo limite 15 minutos por apresentação, quem for se apresentar deixar o nome na lista)
Lançamento dos livros:
PERIPÉCIAS DE MINHA INFÂNCIA - SACOLINHA (20 reais grátis uma camiseta do livro)
ESTAÇÃO TERMINAL - SACOLINHA (15 reais grátis uma camiseta do livro)
Exposição de arte:
Lillipute Dolls - Bonecas da artísta plástica MÔNICA BARRETO.(preços de 5 à 40 reais)
DIA 21/08 às 18:00 horasSarau O QUE DIZEM OS UMBIGOS - 1 ano de luta
Local: Casa de Cultura do Itaim PaulistaAv. Barão de Alagoas, 340
MOVIMENTO NOSSA ZONA LESTE
GRUPO DE POLITICAS CULTURAIS
Metas de Políticas Culturais para a Zona Leste – 2010 a 2022
Próxima reunião
Dia 14 de agosto - Sábado- 14:30h
Local: Rua Mario Dallari, 170 - Trav. da Av. Marechal Tito - São Miguel
Maiores informações com Sacha Arcanjo: (11) 9232-8645
Para conhecer as Metas e sobre o grupo clique no link abaixo:
Ata de reunião
No último dia 29/07/10 o Grupo de Trabalho de Cultura do Movimento Nossa Zona Leste esteve reunido no Centro Cultural Arte em Construção, espaço do Grupo Teatral Pombas Urbanas, localizado na Cidade Tiradentes, nesse encontro foi tirado algumas demandas que alguns integrantes do grupo ,então presente, ficaram encarregados de dar encaminhamento.
A reunião teve início com a apresentação e em seguida informes gerais.
Ata do Encontro:
Elaboração de um documento que conste as metas das políticas culturais para serem entregues aos parlamentares que comparecerem no encontro que esta sendo organizado pelo Movimento Nossa São Paulo para ocorrer no dia 23/08/10 as 19h na Penha.
Organizar uma Conferência Municipal livre de Cultural. Esta proposta surgiu como um desafio para este GT, primeiro porque as duas últimas Conferências Municipais foram convocadas pelo governo, e segundo porque a idéia de organizar uma Conferência na Zona Leste poderá ser uma referência para as outras regiões da cidade, para tanto levantou-se a necessidade de criar uma agenda para a organização do evento.
Próxima Reunião ficou para o sábado 14/08/10 as 14:30h
Local: Fundação Tide Setubal – São Miguel
Rua Mario Dallari, 170
Instituições, grupos e artistas participantes:
Instituto Pombas Urbanas – Adriano
Fundação Tide Setubal- Tião Soares
Movimento Cultural Penha – Julio
Instituto União Keralux – Evandro / Adriana
Nova União da Arte – Valter Passarinho
Sucatas Ambulantes – Jefferson Cristino
MADR – RAPs – Manulo
Associação São Martinho – Aguinaldo Alves
Ponto de Leitura – S.Miguel – Adelina Martins
Zulu de Arrebatá – Músico
Antonio Carlos – Músico
Marinho Toledo – Arte educador
Michael Castro
Paulo Francisco dos Santos
Mauro Mendonça – Músico
Projeto Gente – Silvio de Almeida – Ponto de Cultura de S.Mateus
Igreja São Francisco – Padre Ticão
Rede Social Penha – Neemias Rodrigues
Ponto de Cultura do Jd. Sapopemba – Roni Lima
Jornal Voz da Comunidade – Luis França
Edital de Chamamento para Credenciamento de artistas e oficineiros
Até 20 de julho, estão abertas inscrições para a seleção de interessados em desenvolver atividades culturais na rede de bibliotecas públicas de São Paulo.
O cadastramento será realizado em cinco modalidades:
1) Oficinas livres
Propostas de atividades práticas, lúdicas, teóricas ou de fruição, que
preferencialmente devem ter relação com a programação e acervos das 55 unidades da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas: literatura, incentivo à leitura, criação literária, cultura popular, música, contos de fadas, cinema, meio ambiente, ciências, cultura negra, quadrinhos, artes visuais e audiovisuais, memória, língua portuguesa, linguagens híbridas, linguagens múltiplas, xadrez etc.
2) Oficinas do projeto "A Hora e Vez do Vestibular"
Ciclo de nove encontros de 2 horas. A cada encontro, uma obra literária é abordada.
3) Oficinas do projeto "Fanzines nas Zonas de Sampa"
Projeto da CSMB de oficinas de Histórias em Quadrinhos.
4) Contações de Histórias
Credenciamento aberto a profissionais e grupos que desenvolvem trabalho de narração de histórias.
5) RPG (nas sub-modalidades oficina, RPG de mesa e RPG live-action)
Propostas de atividades de RPG (Role Playing Game), jogo de interpretação onde os participantes assumem personagens e interagem em uma história dinâmica, superando obstáculos e vivenciando a história em conjunto com o narrador, declarando suas ações e contribuindo para o desenvolvimento da história.
Como referência, as unidades e a programação corrente estão detalhadas no site www.bibliotecas. sp.gov.br. A seleção será feita por uma comissão independente e publicada no Diário Oficial e no site das Bibliotecas.
Para mais detalhes, consulte o edital na íntegra visitando a página
Dia 05 de JUNHO de 2010 (SÁBADO AGORA),vai acontecer a exibição do documentário:
"Zumbi Somos Nós"
Direção: Frente 3 de Fevereiro
Sinopse: “Zumbi Somos Nós” propõe uma reflexão sobre questões raciais na sociedade brasileira contemporânea e a criação de estratégias artísticas para responder a estas questões, inscrevendo na vida cotidiana novas formas de olhar, pensar e agir.
Logo após a exibição haverá um debate sobre o documentário.
Horário:dás 18 às 20hs. Local:Casa de Cultura do Itaim Paulista. Rua:Barão de Alagoas nº340,em frente a praça Lions Club.
Aconteceu no sábado, dia 17 de Abril de 2010, na Casa de Cultura Itaim Paulista, mais um Sarau “O que dizem os umbigos”.
O sarau é uma iniciativa de jovens artistas da região que mantem atividades artístico-culturais na Casa, com recursos próprios, sem apoio do poder público que se limita a ceder o espaço.
São jovens heróis da resistência que batalham cotidianamente para fazer acontecer a Arte no extremo leste da cidade de São Paulo.
Em Abril o Centro Cultural fará aniversário!! Completará 25 anos de existência e será homenageado no Sarau "O que dizem os umbigos" data: 17/04/10 das 18 às 20 horas. local: R. Barão de Alagoas. 340 - em frente à Praça do Lions Club
"Aberto a todos os umbigos"
Compareçam!! Vamos prestigiar o Espaço em que se respira e transpira Arte e Cultura.
A convite do Johnny John, do Buraco D'Oraculo, participei no último sábado - 20/03/2010, na Casa de Cultura do Itaim Paulista, onde eu não entrava há uns 15 anos, do Sarau "O que falam os Umbigos", que é realizado nos 3ºs sábados de cada mes, por jovens poetas, compositores, músicos, dançarinos, atores e ativistas culturais do bairro.
De cara fiquei impressionado e comovido com a quantidade de jovens artistas das mais diversas linguagens promovendo um espaço democrático de expressão, discussão e reflexão, por meio de suas intervenções artísticas e culturais.
Enquanto assistia às interferencias efetuadas no pequeno palco da casa, a minha imaginação voou para os anos de 1982 a 1985, quando uma intensa mobilização popular liderada por dois movimentos culturais que existiam no bairro, o EADEC - Espaço Aberto Para o Desenvolvimento Cultural, e o CAM - Cultura e Arte em Movimento, conquistou do governo municipal a implantação do Centro Cultural no Itaim Paulista.
Lembro que na noite de 21 de abril de 1985, quando Gianfrancesco Guranieri, que era o Secretário de Cultura do Município na ocasião, discursava inaugurando o Centro Cultural no palco montado em frente à casa, eu estava chorando como uma criança ao seu lado, quase não acreditando que depois de tanta luta, manifestações, abaixo-assinados, idas e vindas aos gabinetes oficiais e distribuições de manifestos à população na saida do trem, nas escolas e de casa em casa, - que depois de tanta luta tínhamos conseguido.
No último sábado, no meio de um poema, essa lembrança me atingiu como um relâmpago. Tamanha emoção que quase não termino poema.
No sábado, 20/03/10 fui a um Sarau na Casa de Cultura após uma ausencia de mais de 20 anos e me emocionei ao descobrir que há uma novíssima geração de artistas – atores, atrizes, poetas, bailarinos, bailarinas, músicos, agitando e mantendo, com muita dignidade e energia, acesa a chama da arte e da cultura.